Previdência Privada

O que é Previdência Privada?

Todas as pessoas que trabalham ou que fazem contribuição de forma autônoma (empresários, profissionais liberais, MEIs), contribuem com um valor mensal para garantir sua renda futura através da previdência pública, atendida pelo INSS (Instituto Nacional de Previdência Social). Após determinado período de contribuição, seja por tempo de serviço (empregado ou empregador) ou por idade, todo cidadão tem o direito a receber, mensalmente, um valor que representa sua aposentadoria, que lhe servirá como base e sustento até o final da vida. A lógica é contribuir para a previdência social e assim garantir uma renda futura quando se aposentar.

A previdência privada, também conhecida como previdência complementar, funciona de forma semelhante. A diferença é que nessa modalidade a pessoa contribui com valores que ela mesmo define, na constância que deseja, pelo período que achar conveniente, para, no final desse prazo, poder ter uma renda de aposentadoria complementar àquela do INSS que mencionamos anteriormente. Mesmo sendo de origem privada, é importante saber que o setor de previdência privada é rigorosamente fiscalizado e regulamentado pela Superintendência de Seguro Privados (SUSEP), órgão do Ministério da Fazenda e do Governo Federal. Mais informações acesse http://www.susep.gov.br/

Fazer uma previdência privada é bastante simples: não há idade mínima para começar. Qualquer pessoa pode iniciar um plano, independentemente da sua ocupação, profissão ou mesmo estado civil. Em um plano de previdência privada você escolhe o valor da contribuição e por quanto tempo deseja investir. O mais importante é ter em mente que uma previdência privada tem como objetivo ser um investimento de longo prazo e o valor que você receberá quando começar a fazer uso desta reserva será proporcional ao que contribuiu. Portanto, quanto mais cedo começar e quanto mais contribuir, maior será o retorno ao final do plano.

Para que serve a Previdência Privada?

A previdência privada é uma ótima ferramenta para pensar no futuro. Já pensou em uma forma de economizar para o amanhã e ainda contar com vantagens fiscais hoje? Quanto você estaria disposto a acumular hoje para, amanhã, ter mais tranquilidade e liberdade na sua vida? Pois é exatamente para isso que serve uma previdência privada. Garantir seu futuro, poupando no presente.

Mas em que casos é indicado a Previdência Privada? Existem algumas situações no qual fazer uma previdência privada é muito interessante. Veja algumas:



Complementar a renda da aposentadoria pública (INSS)

É sabido que, ao se aposentar, o contribuinte passa a receber uma renda por vezes bem inferior aquela que estava acostumado a perceber quando estava na ativa. Isto tem algumas causas que estão sendo discutidas no Brasil atualmente, tais como: aumento da expectativa de vida da população, diminuição do número de filhos por mulher, alterações no mercado de trabalho, entre outras. Como resultado deste momento demográfico, temos cada vez menos contribuintes em relação ao número de aposentados que, por sua vez, vivem mais tempo nesta condição. Resultado: a conta não fecha! A consequência no futuro é que o valor a receber da aposentadoria pública será cada vez mais restrito. Por isso, investir cada vez mais cedo em um plano de previdência complementar é fundamental para garantir e manter o padrão de vida quando a melhor idade chegar. Você já pensou como quer estar no futuro? E o que está fazendo hoje para atingir este objetivo?

Viver mais, viver melhor

Com o avanço da medicina, de novos medicamentos e a conscientização da população em ter hábitos de vida mais saudáveis, a tendência é de que iremos viver cada vez mais do que as gerações anteriores. Em consequência disto, as pessoas precisarão de mais recursos para se manterem na aposentadoria. Em complemento ao item anterior, isso gera todo um cenário de necessidades como manter por mais tempo um padrão de vida que se deseja, recursos suficientes para subsistência e cuidados com a saúde em função da idade avançada (tratamentos, medicamentos, terapias, etc). Neste cenário, a previdência privada desempenha um papel fundamental para manter equilíbrio financeiro de famílias que tendem a ser menores e mais longevas, e por consequência natural, terão mais necessidades financeiras.

Planejamento sucessório

O plano de previdência pode ser uma ótima ferramenta de sucessão para pessoas de idade mais avançada ou com alguma enfermidade. Ao invés de alocar suas reservas em aplicações financeiras nas quais incidem encargos tributários e precisam fazer parte de partilhas e inventários, estes muitas vezes morosos, investir em um plano de previdência privada como ferramenta de facilitação para um membro da família ou outro que legalmente não entraria na partilha de bens, é uma solução muito mais rápida, simples e econômica. Você ainda pode nomear livremente um ou mais beneficiários, independente do seu grau de parentesco, para receber esse recurso financeiro após a sua falta, em curto espaço de tempo.

Benefícios fiscais

A obtenção de benefícios fiscais exclusivos é um dos diferenciais dos planos de previdência privada. Neles, o Imposto de Renda é cobrado apenas quando é feito o resgate do montante acumulado ou quando a renda passa a ser recebida. Isso significa que o percentual de rendimento sempre incidirá sobre uma base maior de dinheiro, aumentando o capital acumulado ao longo do tempo. Outro benefício é que na modalidade PGBL você pode deduzir em até 12% da sua renda bruta anual os valores investidos na previdência privada, se o seu IRPF for no formulário completo. Com isso, você posterga o pagamento do imposto e pode reinvestir em um projeto de vida mais imediato, ou mesmo incrementar a sua reserva para a aposentadoria. Caso você declare IRPF no formulário simplificado, o VGBL é o plano ideal, pois há incidência de imposto apenas sobre a rentabilidade, jamais sobre o valor investido originalmente.

Realizar um sonho de vida

Que tal fazer uma previdência privada para realizar um projeto de vida futuro, como abrir um negócio, fazer uma viagem, comprar uma casa no campo ou na praia para morar quando se aposentar? Você decide onde vai alocar sua reserva, quando e como quiser!

Você já tem Previdência Privada?

Parabéns pela sábia decisão de poupar para um projeto futuro! A quanto tempo você não revisa seu plano, observa a rentabilidade, regime de tributação e verifica se está no caminho planejado? É fundamental, periodicamente, fazer esta análise para assegurar-se de que estamos no rumo desejado. Através da portabilidade você pode trazer seu plano de previdência para a PlaniLife sem custo algum. Aliás, você terá muitas vantagens, pois nossos profissionais poderão avaliar suas coberturas e orientar como seu plano pode ficar ainda melhor, alinhado com suas expectativas de futuro. Vamos conversar sobre isto?

Como a PlaniLife pode ajudar?

Através da experiência e consultoria financeira de nossa equipe, a PlaniLife pode auxiliar você a definir, de acordo com seu perfil, capacidade de poupança e objetivos desejados, qual a melhor modalidade de previdência privada, customizada para sua necessidade. Conte conosco para garantir o seu presente e planejar o seu futuro!

Quero saber mais sobre Previdência Privada

Preencha o formulário e entraremos em contato.

Simuladores

Planeje seu futuro agora